terça-feira, 14 de julho de 2009

Humildade, um exemplo de Jesus

Temática: Humildade

Autoria: Ministéri de Teatro Palavra Viva

Ideal para cultos de ceia e Páscoa



1ª Cena: Entra a CRISTÃ, segurando um papel (texto para ensaio de teatro), conversando sozinha:

CRISTÃ_ Ah meu Deus! Como estou atrasada! Já era para o ensaio ter começado. Tenho certeza que todos estão esperando por mim... Eles sabem que sou peça fundamental... Sem mim, aquele trabalho não anda... Ai, ai! O pior é que nem decorei o texto ainda. Ah... Mas, isso para mim é muito fácil. Eu sou a melhor em improviso. Coisa de profissional.

(Telefone Toca)
CRISTÃ_ Alô... Oi Rosa... Estou chegando! O pessoal já está aí na Igreja? Hãm? Você também não chegou? Eu já estou aqui em frente à Padaria. Está bem... Te espero aqui. Anda rápido... (desliga o telefone) Ah, meu Deus... Agora mais essa... (Com pressa)

2ª Cena: Enquanto espera, os demais personagens aparecem, cada um a seu tempo: PROSTITUTA, MENDIGO, LADRÃO, BÊBADO.

CRISTÃ_ (Com escárnio) Meu Deus... Nossa cidade está tomada de podridão. As autoridades deveriam fazer alguma coisa para poupar, a nós, pessoas de bem, do constrangimento de ter que nos depararmos com tais pessoas todos os dias. Deveriam criar uma lei para demarcação de território. Essas pessoas, tidas como marginalizadas, deveriam está, literalmente, às margens da sociedade, longe de cidadãos de bem.

3ª Cena: Entra Jesus pelo corredor da igreja segurando uma bacia com água e uma toalha.

JESUS: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

CRISTÃ_ Jesus Cristo, me livra... (cochichando) Aquele cara ali com roupa (descreve), é ladrão. Ele já praticou alguns assaltos lá na rua e até já foi preso. Já pensou se ele me assaltasse agora? E aquela dali... Garota de programa. Preciso me mudar daqui. A pior coisa é viver em país de 3º mundo!

(Jesus se dirige à CRISTÃ em silêncio e lhe oferece a bacia que está em suas mãos)

JESUS: Seja humilde; considere os outros superiores a si mesmo.

CRISTÃ_ O que Jesus faria agora, se estivesse aqui? Será que Ele lavaria os pés dessas pessoas? Creio que não. Lavou os pés dos discípulos porque eles eram seus amigos. Tudo bem, que Judas, não era, mas os outros eram. E essas pessoas representam o que para mim? Eu não lavaria seus pés. Aquele mendigo ali fede muito. Acho que ele nunca tomou banho. Deve está infestado de doenças. Preciso agir com sabedoria... Não aprovo nenhuma atitude movida pela emoção, ou pelo momento. Sem falar, que aquele outro ali está tão bêbado que não daria o mínimo de atenção para o que poderia falar-lhe. Vou embora, porque, nem pega bem, ser vista com esse tipo de pessoa. O que vão pensar, se me verem de papo com uma prostituta?

(Enquanto fala, Jesus se dirige à CRISTÃ em silêncio e lhe oferece a bacia que está em suas mãos)

JESUS: Revesti-vos, pois de humildade, como eleitos de Deus.

CRISTÃ_ Jesus... Eu sei que o Senhor está comigo aonde quer que eu ande, mas tenho certeza que se alguém me visse falando com aquele mendigo, ou o ladrão, ou aquela prostituta, ou o bêbado, poderia pensar que eles são meus amigos, logo, eu sou tal e qual a eles. Tenho uma reputação a zelar. Tenho uma família para poupar do constrangimento e tenho um DEUS que me adverte sobre o escândalo.

JESUS: Filha, quantas vezes terei que vir como homem, padecer pelos seus pecados, morrer na cruz e ressuscitar, para que você aprenda o amor? Quantas vezes terei que lavar seus pés para que você entenda sobre humildade?

(Jesus pega uma cadeira, conduz a cristã até a cadeira e põe-se a lavar seus pés.)

JESUS: Como fiz no passado, hoje volto a fazer com você. Lavo seus pés, mesmo sendo seu Senhor, para que você aprenda de mim, que sou manso e humilde de coração.

Fim.

Um comentário:

Ao copiar as peças favor indicar os possíveis autores!