domingo, 17 de março de 2013

Porque estamos aqui? (qual a nossa motivação quando fazemos as coisas no reino de Deus?)



Ministério de Teatro palavra Viva apresenta:
Por que estamos aqui?

Objetivo: Promover uma reflexão sobre as diversas motivações que nos trazem ao templo.

Personagens
ATUAIS
BÍBLICOS
Pastor
Joelcio
José
Antônio
Reclamilda - emprego
Marisa
Maria
Nara
Murmurana - justiça
Rita
Simeão
Juan
Convencildo - “ministério”
Júlio
Ana
Hérica
Prometildo - casa própria
Dimas

Prosperilda - materiais
Geovania
Narrador
Israel

cENÁRIO: Duas fileiras de cadeiras posicionadas na diagonal em cima do altar, onde ficará cada personagem da atualidade. Púlpito para o pastor, posicionado na direção das cadeiras. Deixar espaço suficiente à frente, onde se apresentarão os personagens bíblicos. Os “cristãos” se apresentam um de cada vez, e vão ocupando as cadeiras. Cada cristão entra arrastando seu “fardo” (alguma coisa grande ligada com uma corrente à perna do cristão).

1ª Cena: Pastor entra se posiciona no púlpito, abre sua Bíblia e começa a folheá-la enquanto espera os demais membros. Cada um dos personagens que chegar se aproxima do pastor, muito tristes e pedem oração para suas “causas específicas”. Eles “lamentam” seus problemas e o pastor apenas ouve e volta a folhear sua Bíblia. Entra Reclamilda.

Reclamilda – Paz, pastor. Como vai o senhor?

Pastor – Paz, minha irmã Reclamilda... Eu estou muito bem, graças a Deus. Muito mais feliz, porque a senhora está aqui. E a senhora, como está?

Reclamilda – (muito triste) Não vou como o senhor, mas, vou indo. Pastor, eu quero pedir oração porque a coisa está feia, viu!? Acredita que tem 6 meses que eu estou desempregada? E as dívidas só chegando, se acumulando... SPC, CERASA. Eu realmente estou desesperada. Tem 6 meses que eu venho à igreja todos os cultos para pedir a Deus um emprego e nada. (ênfase) Mas, eu creio que hoje vai ser diferente. Já vou saí daqui empregada. Não faz sentido eu ser uma cristã e passar esse aperto, não é mesmo!? Eu sou filha do Rei, meu Pai é dono do ouro e da prata.

2ª Cena – Entra Murmurana.

Murmurana – (irritada) Paz irmãos... Vou logo adiantando que a coisa não está boa. Cansei de ficar caladinha, esperando em silêncio e nada acontecer. Eu venho para a igreja para resolver todos os meus problemas, caso contrário... Foi muito bom conhecer vocês e tchau!

Pastor – Paz irmã Murmurana... Está tudo bem com a senhora?

Murmurana – (irritada) Bem? Bem o que, pastor? Como é que eu posso estar bem se uma causa que eu tenho na justiça está tirando meu sono? Como é que eu posso estar bem se todo dinheiro que eu tenho, estou gastando com advogados e o processo não sai do lugar? Bem? Isso só pode ser piada, pastor! Espero que o que eu estou buscando, hoje eu consiga alcançar, porque já estou cansada de bater na mesma porta e ela não abri. O que está escrito é: aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre.

3ª Cena – Entra Convencildo.

CONVENCILDO – (vaidoso) Paz irmãos... Acabou de chegar quem estava faltando. Estou muito feliz de estar aqui nessa noite, para mais uma vez me apresentar para os irmãos. É motivo de muita alegria usar os talentos que eu tenho para trazer diversão para a igreja. Com meu grupo, o culto deixa de ser maçante, cansativo e se torna atraente, alegre, divertido. Quisera eu poder proporcionar aos meus irmãos e irmãs mais momentos como esses! Mas, fiquem tranquilos, que toda vez que nosso grupo apresentar, você se sentirão saciados, cheios de tudo de bom.

Pastor – Paz irmão Convencildo... Que bom que estar aqui conosco para juntos cultuarmos nosso Deus!

CONVENCILDO – (vaidoso) Pastor... Meu pastor... O senhor sabe que estarei sempre por aqui... Afinal de contas, eu tenho um ministério abençoado e abençoador. É por isso que eu sempre venho à igreja... Sou inspiração para muitos dos meus irmãos e me atrevo até a usar as palavras de Paulo: “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo”! Esse cara sou eu! Aleluia!

4ª Cena – Entra Prometildo

PROMETILDO: Paz meu irmãos.

Pastor – Paz irmão... O senhor é novo por aqui. Qual o seu nome?

PROMETILDO: Paz pastor. Meu nome é Prometildo. Sou visitante aqui. Acabei de me mudar. Moro de aluguel, sabe pastor!? Desde que casei que vivo no aluguel. Confesso que estou cansado disso. Vivo mudando de lá para cá, de cá, para lá. Não dá nem para me firmar em uma igreja mais de 1 ano, porque sempre fico mudando. Vou à igreja porque eu sei que minha vitória vai chegar e eu vou ter uma casa... Uma casinha... Pode ser simplezinha... Humilde... Contanto que seja minha. E hoje vim aqui, mais uma vez pedir a minha bênção!

5ª Cena – Entra Prosperilda

Prosperilda – (entra cantando) Dá, dá, dá, dá... Dá, dá, dá, dá, dá, dá... Dá, dá, dá, dá, dá, dá... Dá, dá, dá, dá... Paz meu irmãos... Que é que temos para hoje?

Pastor – Paz irmã Prosperilda! Como está?

Prosperilda – Como estou, pastor? Como estou não importa, o que importa é como vou ficar depois do culto. Espero saí daqui melhor do entrei... O carro de 2012 não serve mais. Deus vai me dá um de 2014. O celular que entrou no mercado ontem, não serve mais. Deus vai me dá um de última geração. O apartamento de 3 quartos, com suíte, não serve mais... Deus vai me dá uma cobertura de frente para o mar, em bairro nobre, na melhor cidade do país. Eu vim aqui porque eu decidi que quero comer o melhor desta terra. Me dá, me dá... Me dá, me dá, me dá, me dá, me dá, me dá... Me dá, me dá.

5ª Cena – Pastor dá início à ministração da Palavra.

Pastor – Querido e amados irmãos em Cristo... Paz seja convosco! Esse momento é de muita alegria para todos nós, pois o Senhor fala aos nossos corações... Abra seu coração. Se desarme... Se derrame... Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz à igreja, pois o que Deus tem para nós é infinitamente melhor do que aquilo que buscamos. Abram as suas Bíblias no Evangelho de Lucas, capítulo 2, versículo 21 em diante. Diz assim a Palavra do Senhor:

6ª Cena – Nesse momento, enquanto o narrador (in off) lê a passagem bíblica, Simeão e Ana entram e se posicionam em lados oposto, de joelhos, em oração. Entram pelo meio da igreja, José carregando dois pombinhos e Maria carregando a criança. Quando estão próximos ao altar, Simeão e Ana se aproximam e “cercam” eles, à esquerda e direita até o altar. Simeão faz conforme descrito na narração.

Narrador: Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei,  Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:

SIMEÃO: Agora Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação,         a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel.

Narrador: Enquanto isso, seu pai e sua mãe se admiravam das coisas que deles se diziam. E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino:

SIMEÃO: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.

Narrador: Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.

ANA: Deus maravilhoso, Senhor meu... Graças te dou pelo teu Filho que hoje está aqui diante de mim. Sempre confiei e esperei por Tua salvação e, mesmo depois de perder meu marido, não desistir e venho ao templo te servir, noite e dia em jejuns e orações, porque eu acreditei que o Messias viria para nos salvar. Falarei sobre este menino a todos que esperam à Redenção de Jerusalém.

(Saem todos os personagens)

7ª Cena – Pastor faz a explanação da Palavra com a interação dos personagens:

PASTOR: Queridos, todos nós conhecemos essa mensagem. Logo após o nascimento de Jesus, Ele foi apresentado no templo para que se cumprisse a Lei. No entanto, o que queremos destacar nesse momento é a pessoa de Simeão e da profetisa Ana.

RECLAMILDA: Ah não, pastor! Me perdoe... Mas, vamos parar por aí. Eu pensei que hoje eu ia ouvi que minha vitória estava chegando.

MURMURANA: (em segredo) Apois irmã... A senhora deveria está acostumada... Por que acha que a gente tem tanto problema? Esse pastor que não traz uma mensagem que realmente estimule a nossa fé.

CONVENCILDO: (tranquilão) Calma irmãos. Depois da mensagem meu grupo vai se apresentar e vocês vão vê a glória subir e a glória descer...

PROMETILDO: Pastor, pelo menos, no momento da oração, o senhor apresenta o desejo do meu coração. Quero saí do aluguel, pastor. Aposto com quem quiser que Simeão e Ana não passaram pelo que eu estou passando.

PROSPERILDA: Meu problema eu resolvo na hora do dízimo e das ofertas. Quando eu dizimar e ofertar não vai ter capeta capaz de tocar no que é meu.

Pastor: Amados... Em nome de Jesus, vivamos diante do nosso Deus como Simeão e a profetisa Ana: Que nossas motivações em vir ao templo, em fazer parte da família de Cristo, em cultuarmos, dizimarmos, ofertarmos, orarmos, jejuarmos, fazer parte de um grupo ministerial, sejam única e exclusivamente formas de agradecermos ao Senhor pelo que conquistou para nós: A SALVAÇÃO DE NOSSAS ALMAS. Desliguem-se de tudo aquilo que te afasta de Deus e busquem primeiramente o Teu Reino.


Nesse momento, os personagens se “desligam” dos fardos e lançam para longe de si.

Considerações finais

TEXTO: Geovânia Cruz - Vice líder do Ministério Palavra Viva

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao copiar as peças favor indicar os possíveis autores!